
O espetáculo nasceu de uma pesquisa de João Araujo, fundador do grupo, no universo do teatro de animação. Trabalhando a partir da técnica da manipulação direta (uma técnica do teatro de animação onde o boneco é conduzido, sem a utilização de fios ou varas), João duelava com as dificuldades de manipular sozinho o que chamamos de “boneco de balcão”. Ele optou por utilizar-se de sua boca para movimentar a cabeça do boneco, encontrando assim uma maneira versátil de animar seu personagem em cena.
Desta relação tão próxima e íntima entre homem e boneco, surgiu o tema desta peça, que se desenvolve nas possibilidades de relacionamento entre criador e criatura, até as últimas conseqüências. Como ele mesmo diz:
"Um dia, sentei em meu colo este boneco, que há tempos vinha construindo. Seu rosto branco, sem voz, me olhava quebrando tudo aquilo que me escondia dele. Fomos nos achegando, curiosos… e de repente, estávamos ali, afeiçoados, cúmplices. Surgiu a pergunta : 'quem é você?' Depois de muito pensar, percebi que a resposta para esta questão não viria em palavras. Então nos tornamos dois rostos brancos, sem voz… e começamos a dançar."
A peça, direcionada a um público jovem e adulto, é também acessível a crianças. O Princípio do Espanto foi concebido para palco italiano. Sobre este, duas mesas dividem e delimitam o espaço cênico. A primeira, uma mesinha com uma vela acesa acompanhada de uma cadeira, colocadas no proscênio e à esquerda do espectador, define o espaço-tempo da concepção, o momento em que o boneco, matéria organizada em uma forma, ganha vida através do ator.
Uma mesa maior, situada no centro do palco, é um pequeno palco para o boneco. Espaço-tempo das suas ações e reações, é o local da representação de seus encantos e fracassos, de seus anseios e descobertas que, lenta e progressivamente, conduzem o personagem ao entendimento de sua condição de existência, o próprio princípio do espanto.
A história fala de um homem descobrindo não ser o que pensava, que procura nas palavras de um livro o que as palavras não dizem. Um boneco entra em cena, encantado pelo que vê, pelos objetos que encontra, enchendo-se de desejos, apaixonando-se, festejando, fracassando, perdendo o controle…
O boneco pensa conduzir os objetos a sua frente, mas não sabe nada sobre o que está por detrás de si. Não sabe nada sobre o homem que é responsável por seu mais simples movimento. O homem crê controlar o boneco que construiu, mas compartilha com ele dessa ignorância do que está por detrás de si próprio.
Homem e boneco, em uma relação sem palavras. Ambos procurando... o que as palavras não dizem.
Nos dias 16 e 17, o grupo MORPHEUS TEATRO 12 promove a oficina A presença do ator no teatro de bonecos, das 14h às 17h. O workshop é gratuito e serão oferecidas 20 vagas. Você pode fazer sua inscrição pelo telefone 3524-2542, a partir da próxima quarta-feira, 13/06.
Evento: peça O Princípio do Espanto, do grupo MORPHEUS TEATRO 12
Data e horário: 15 e 16 de junho, às 21h; 17 de junho, às 20h
Ingresso: R$ 10,00 (inteira)
Local: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro
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