sexta-feira, 24 de agosto de 2007

3º FestCine Goiânia incentiva cineastas do Estado

A terceira edição do FestCine Goiânia foi lançada ontem (23) com o anúncio dos vencedores do Edital de Roteiros de Curta-metragens da Secretaria Municipal de Cultura, no Café Cultura do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro.

O lançamento teve a presença do Prefeito de Goiânia, Íris Rezende, do Secretário de Cultura, Kleber Adorno, e de artistas como Neusa Borges e Stepan Nercessian. O júri encarregado de escolher os roteiros analisou 51 projetos e definiu cinco vencedores.

O júri foi composto pelo diretor teatral Hugo Zorzetti, pelo ator Mauri de Castro, pela produtora Delma Costa, pelo jornalista Benedito de Castro e pela professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Márcia Zebina de Araújo.

Os roteiros contemplados foram: Sub Papéis, documentário de Luís Eduardo Jorge, e as ficções Cine Goiânia, de Januário Leal; A Padaria, de Christian Tadeu Mariano; Sob a Terra Vermelha, de Hélio Fróes, e Nevile e o Lobisomem de Goiânia, de José Fernandes da Cunha.

José Fernandes, estudante de jornalismo da UFG, contou que o roteiro trata de uma metáfora da exploração das terras de Goiânia durante a construção da cidade. Ele utilizou conhecimentos pessoais e realizou pesquisas para construir o roteiro.

O ator goiano Stepan Nercessian afirmou que a realização do FestCine Goiânia é fundamental para o desenvolvimento cultural da cidade e elogiou as políticas culturais da prefeitura.

O Prefeito de Goiânia, Iris Rezende, analisou os eventos culturais de sua gestão, e disse que pontuou seu mandato com políticas voltadas para as artes goianas, seja no campo da literatura, do cinema, do teatro ou da música.

A atriz Neusa Borges destacou a importância de descentralizar os eventos culturais do eixo Rio-São Paulo, e contou ao público seu desejo de morar em Goiânia, devido ao amor que sente pela cidade e seu povo.

O secretário de cultura, Kleber Adorno, comemorou o sucesso do Goiânia Ouro como sede própria do FestCine e afirmou que o festival causou impacto inédito no cinema produzido no Estado. Ele destacou a marca de 15 roteiros já contemplados com o incentivo da prefeitura, nos últimos três anos.

O FestCine foi concebido como um dos maiores festivais de cinema do Brasil. A primeira edição, em 2005, aconteceu no Cine Lumière do Shopping Araguaia. No ano passado, com a inauguração do Goiânia Ouro, o festival ganhou sede própria.

Os roteiros selecionados pelo edital da Secretaria de Cultura vão receber R$ 30 mil como incentivo para a produção, realização e finalização dos projetos. O FestCine Goiânia 2007 vai acontecer de sete a 14 de novembro.

Reportagem: Luana Teles e Túlio Moreira.

Nenhum comentário: